HO CHI MINH, 130 ANOS

Por Breno Altman

Nascia, no dia 19 de maio de 1890, na província de Nghe An, o vietnamita Nguyen Sinh Cung, que entraria na história por seu nome de guerra: Ho Chi Minh, aquele que ilumina, em seu idioma natal.

Cozinheiro de navio, jardineiro e garçom, participaria da fundação do Partido Comunista Francês, em 1920. Depois viveria na União Soviética e na China, cada vez mais envolvido nas tarefas do movimento comunista internacional, sob a égide da III Internacional.

Seus grandes feitos, contudo, estariam associados à luta anticolonial e ao seu papel de principal líder da independência do Vietnã.

Tio Ho, como carinhosamente era chamado por seus compatriotas, e assim segue lembrado, comandou a resistência contra a ocupação japonesa durante a 2a Guerra Mundial e a fundação da República Democrática do Vietnã, da qual foi presidente entre 1945 e 1969.

Também chefiou a guerra de libertação contra o colonialismo francês, que havia dividido em dois o país e ocupado sua parte meridional, chamada de Vietnã do Sul, ou República do Vietnã.

Com a derrota dos franceses, na célebre Batalha de Dien Bien Phu (1954), os Estados Unidos progressivamente assumiriam a sustentação do regime títere que guerreava contra os comunistas representados por Ho Chi Minh.

Sob a orientação de Ho, começaria nova guerra de libertação, dessa feita contra os estado-unidenses, que seria concluída apenas em 30
de abril de 1975, com a expulsão dos últimos assessores imperialistas e a tomada de Saigon, capital do Vietnã do Sul, depois rebatizada como Cidade de Ho Chi Minh.

O pai da independência vietnamita faleceria dia 2 de setembro de 1969, sem ver o triunfo final de seu heroico povo.

Eternamente será lembrado como um dos grandes revolucionários do século XX.


Publicado originalmente no Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s