PUBLICAÇÕES | A Revista Memória & História e o legado de Astrojildo Pereira

Por Marcos Del Roio

A LECH – Livraria Editora Ciências Humanas foi um instrumento e difusão de textos clássicos do marxismo e também de escritos importantes da geração de intelectuais marxistas amadurecida na resistência à ditadura militar. Entre suas iniciativas editoriais esteve a publicação da revista Temas de Ciências Humanas, que contou com artigos importantes de clássicos como Gramsci e Lukacs e também com textos que alimentavam a polêmica teórica e política daquele fim de década de 70 do século passado.

Nessa revista já era perceptível a valorização intelectual e política da figura de Astrojildo Pereira. A crise aguda que rondava o Partido Comunista Brasileiro instigava a busca pelas raízes do Partido como suporte para uma possível reestruturação política dos comunistas no cenário do lento esgotamento da ditadura militar. Nesse bojo é que a mesma LECH aceitou o projeto de publicação de outra revista, que seria Memória & História.

Em 1981 foi publicado o n° 1 dessa que era a Revista do Arquivo Histórico do Movimento Operário Brasileiro, dedicada a Astrojildo Pereira. O número contou com documentos inéditos e também com material iconográfico. Os textos – curtos, mas elucidativos da figura da Astrojildo Pereira – foram, alguns, produzidos em outro tempo e ocasião, e outros especificamente para essa revista. Entre os autores estavam o próprio Astrojildo Pereira, Rodolfo Coutinho, Heitor Ferreira Lima, Otto Maria Carpeaux, Nelson Werneck Sodré, Edgard Carone, Leandro Konder e José Luiz Del Roio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: