A história deste cartaz

Durante a ditadura militar brasileira, inúmeras pessoas contrárias ao regime foram obrigadas a deixar o país. Para que não fossem mortos pela repressão, famílias inteiras seguiram para o exílio internacional – a esmagadora maioria sem dinheiro, sem casa e sem emprego. Contavam com a solidariedade da rede internacional de militância por direitos humanos. A situação no exílio não era fácil, era preciso encontrar um emprego, aprender uma nova língua, conseguir uma casa para a família, escola para os filhos e tentar, de alguma forma, superar os traumas da tortura.
A rede de solidariedade, existente em diversos países ao redor do mundo, promovia inúmeros eventos culturais para levantar recursos. Esses recursos eram usados, em grande parte, para ajudar essas famílias a se manterem no exílio. Uma das bases dessa rede de apoio ficava em Milão, na Itália.

cartaz bambino latino-americano
Cartaz – Evento de solidariedade aos exilados políticos. Acervo: ASMOB/IAP

Em um desses eventos, foi proposto uma atividade lúdica para as crianças exiladas por meio de desenhos que remetessem à lembranças que elas tinham do Brasil.
Dói na alma quando se vê que a lembrança que uma criança tem de seu país de origem é a lembrança do pai e da mãe presos, sendo torturados no pau-de-arara.

É isso que os “defensores da família”, eleitores de um candidato que prega o ódio, que defende a tortura e a volta da ditadura, querem para nossas crianças e para o nosso país?

Isso é real. Amanhã, essa dilacerante lembrança poderá ser desenhada pelos nossos filhos. E nós poderemos estar pendurados nesse pau-de-arara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: