FOTOS | Evento em comemoração ao Dia da Luta Operária e homenagem a José Luiz Del Roio

Desde 2017, o dia 9 de julho faz parte comemorações oficiais da cidade de São Paulo como o Dia da Luta Operária,  uma referência à greve de 1917, a primeira grande mobilização da classe trabalhadora no Brasil.

Neste ano, além do ato político em memória do protesto de 1917, foi realizada uma grande homenagem ao escritor e ativista político José Luiz Del Roio, um dos fundadores do Instituto Astrojildo Pereira. A iniciativa do vereador Antonio Donato (PT) contemplou a entrega da Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao ativista, por sua trajetória dedicada à causa do movimento operário brasileiro.

Confira algumas fotos do evento!

 

Entre os convidados a prestar homenagem à Del Roio estavam representantes de centrais sindicais, militantes de diversos partidos e movimentos sociais, intelectuais e ativistas dos direitos humanos.

O evento marcou a importância de conferir novos sentidos para o 9 de julho, data enaltecida pela oligarquia paulista da chamada “Revolução Constitucionalista de 1932”. Conforme ressaltado nos diversos discursos ao longo do evento, 9 de julho é também um importante marco na história da classe operária, na luta pela conquista de seus direitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: