Desde 2017, o dia 9 de julho faz parte comemorações oficiais da cidade de São Paulo como o Dia da Luta Operária, uma referência à greve de 1917, a primeira grande mobilização da classe trabalhadora no Brasil.
Neste ano, além do ato político em memória do protesto de 1917, foi realizada uma grande homenagem ao escritor e ativista político José Luiz Del Roio, um dos fundadores do Instituto Astrojildo Pereira. A iniciativa do vereador Antonio Donato (PT) contemplou a entrega da Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao ativista, por sua trajetória dedicada à causa do movimento operário brasileiro.
Confira algumas fotos do evento!
Entre os convidados a prestar homenagem à Del Roio estavam representantes de centrais sindicais, militantes de diversos partidos e movimentos sociais, intelectuais e ativistas dos direitos humanos.
O evento marcou a importância de conferir novos sentidos para o 9 de julho, data enaltecida pela oligarquia paulista da chamada “Revolução Constitucionalista de 1932”. Conforme ressaltado nos diversos discursos ao longo do evento, 9 de julho é também um importante marco na história da classe operária, na luta pela conquista de seus direitos.